Friday, December 08, 2006
Mensagem enviada por email em 12/outubro. Mas vale relembra-la...


Olaaaaaaaaaaaaaaa meus amigos!

Tenho lido e pesquisado muito p tentar transmitir uma visão mais realista da Índia... e não só as boas experiências...hehe
Pois estão achando q estamos tendo só vida boa ne?!...hehehehe

Para nós a Índia é um país de contrastes, cores, surpresas e choques a cada olhar.
A cultura tão diferente, a alimentação, os idiomas, as vestimentas, os hábitos enfim, tudo, absolutamente tudo, nos é dado de presente para aprender mais sobre a humanidade e assim, respeitar as diferenças. Mas o que mais me admira, são as pessoas q vêem p cá despreparadas...
Como podem vir assim sem nenhuma informação, instrução ou pesquisa eu ainda não sei... so sei, q as pessoas vem p ca, se descepcionam-se, e vão embora espraguejando a Índia.
Só sei q p mim, isso eh tolice, p não dizer estupidez...

Claro q aqui, a gente sente amor e ódio em proporções similares, mas eu sempre digo: - “ a gente que veio p ca, a gente q tem obrigação de aceitar os costumes deles, e não o contrario...” muito menos ter a pretensão de achar q vamos fazê-los mudar...ai coitados dos q pensam assim...se frustram mesmo.

Qndo soubemos da provável vinda, comecei arrecadar td q podia nas livrarias e entrar em sites p tentar me preparar...
Olha, compramos vários livros, revistas, baixamos vários artigos, assistimos a vários programas e mesmo assim ainda me vejo totalmente desatualizada e surpreendida em muuuuuuuitos momentos.

A Índia tem coisas q a gente nem sonha... coisas de outro mundo mesmo.
Mas se vc vem p ca, tem q no mínimo dos mínimos, se preparar p esse choque cultural. E não ficar reclamando como os Italianos ...hehe

Graças a Deus, eu e o Edson não estamos vivenciando isso td literalmente falando... temos apenas Visto esses “detalhes curiosos” pela janela do carro, e claro, percebido isso aqui na fabrica e na Guest house... mas em proporções mt pequenas...
Claro q dou risada de tudo, pois sempre levo na esportiva, e digo q td eh aprendizado. Mas tenho lido e ouvido relatos chocantes de estrangeiros e ate dos nossos amigos, q estão vivendo e passando por td isso.

Minha família e amigos mais próximos, assistiram a uma copia de um filme domestico feito por brasileiros q moravam aqui tempos atrás.
Sei q se assustaram mt. Mas infelizmente, só tenho a afirmar q td q vimos eh exatamente igual, e com mts outras curiosidades...

As vacas caminhando pelas ruas, comendo papel, pois não tem tanta vegetação assim...e mesmo agora, na Outono/Inverno, com algumas gramas fresquinhas ainda, elas continuam comendo papel, pois estão acostumadas...

Pessoas de cócoras nas estradas, nos trilhos do trem, a céu aberto, defecando... Ate numa poça d’agua eu já vi, e depois ainda se limpam com aquela água suja...ecaaaaaaa

As roupas estranhas q a gente vê, sari eu já me acostumei!, mas homens de saia ainda eh estranho p mim...
As crianças vestidas com uniformes escolares mtttttttt estranhos, e as meninas sempre de trancas com topes bem grandes, e claro, flores!

A rotina de rezas dos Muçulmanos, 5vzs diárias. Se precisar param td q estão fazendo, ate nosso jantar e saem voando... hehe

A cara pintada de alguns homens Hindus, q chegam a lambuzar a testa toda..
E a cara td furada de pircings da mulherada, aqui qnto mais melhor! E mais bonita eh claro! Hehe

Mulheres fazendo trabalho pesado, como carregar pedras na cabeça, cavocar um poço, buscar água...etc

As buzinadas constantes... serio mesmo! Não se em 1 min de paz! E pior, em tds os caminhões, têm escrito atrás: - qndo ultrapassar BUZINE.
Pois eles não usam retrovisores ou espelhos... ai já viu...

O transito caótico, e mt perigoso, pois os loucos andam na contramão tranquilamente, e em pistas duplas!

O Machismo grotesco perante as mulheres...

O preconceito qnto ao nascimento de um bebe menina... Mandarei mais tarde alguns artigos sobre isso...

Os conceitos de higiene e limpeza, meuuuuu sem comentário!
Ex.: Temos 2 tias na nossa Guest, que limpam. Mas p se terem uma idéia, elas começam a limpar as escadas de baixo p cima...

...nem vou comentar dos vidros... e vcs já viram como são as vassouras????!!! Foto anexa...
Ah! Vcs vão pensar...explica p elas, mostra p elas...sejam pacientes!
Gentemmmmmmm, isso td já foi dito, explicado nos miiiiiiiiiiiinimos detalhes, e exemplificado! Mas algumas pessoas devem ter a cabeça oca, pois não entra nada.
Mas claro q isso não eh geral. Nosso cozinheiro por exemplo, eh mt esperto, eu explico 1 vez, e ele já esta fazendo melhor q eu!!!!!!!!! buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Aqui não temos hipermercados e muito menos do tipo 24 horas como os q tem por ai. São só uns botequinhos....
E o SUPER q me indicaram, q fica em outra cidade, p mim eh um Armazém!!!!

A menos que você fique em um BOM hotel, você NÃO vai encontrar papel higiênico em toilets públicos, pois as pessoas se limpam com a mão esquerda jogando um pouquinho de água com uma caneca. Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Aprendemos q temos q andar com rolo de papel higiênico sempre... esses dias fomos p um hotel q nem isso tinha!!!!

As pessoas comem com a mão direita sem utilizar garfo, faca ou colher. E ainda acham nojento a gente comer com talheres. Eles dizem, _eu sei onde enfiei minha mão, mas vcs não sabem por onde os talheres andaram...ME POUPEM NE?! hahahaha

A privada é no chão, onde tem que ficar de cócoras.

Mas aqui no escritório tem um vazinho....ah! ouvi dizer q os Hindus q não utilizam vazo, os Muçulmanos sim...mas vai saber se o meu colega Muçulmano não me enganou?!sei naooooo...

A comida é MUITO apimentada e condimentada. Claro q na nossa guest, eles já estão acostumados com estrangeiros, mas mesmo assim, qndo vem cozinheiros de fora, a comida eh de chorarrrrrrrrrrrr.... e mesmo qndo eu ensino alguma comida, por ex. expliquei come se faz galinhada. Ele sempre faz, risoto! Pois ele corta o frango bem pequeno, e coloca mt açafrão, ficando bemmmmmmmm amarelo. Mas fica tri bom!! Uma nova receita! hehehehe
Mas sair p restaurantes... bah...sem comentário... mesmo se vc pedir, sem pimenta, vem com pimenta... e eles afirmam q não colocaram... Então deve ser outro condimento apimentado, pois continua forte de PIMENTA!

Água só mineral, senão TODOS passam por indigestão e diarréia. A gente naoooooooo! nos previnimos bem...hehehehhehe

Os cambistas e mendigos não podem ver a gente, que saem disparados atrás. Chega a ser irritante mesmo! Claro q da pena de ver as crianças carentes, mas já são atores desde pequenos...
TUDO tem que ser pechinchado e barganhado. Como já falei acho q eles tem 2 tabelas de preços, uma p estrangeiros e outro p nativos...

Tem muita sujeira, fezes de vacas, ratos e baratas pelas ruas, principalmente a noite. E por aí vai ....

Outra coisa impressionante eh a falta d’água. Nas vilas, as pessoas têm que comprar água do caminhão pipa, o valor agora não me recordo...mas sei q para eles, que ganham mt pouco, td eh muito caro....

A falta de energia elétrica é outro grave problema. Aqui na fabrica, claro temos gerador, mas mesmo assim falta luz em torno de 5 vezes diárias, TODOS OS DIAS!
Resumindo, é um outro mundo, uma outra realidade, é o oriente, é a Índia!!!!!!!!!!

Mas isso td p nos alem de novidade, curiosidade, eh um aprendizado! Estamos aprendendo a super nossos limites, a respeitar mais ainda a opinião e estilo de cada um, e estar abertos a descobertas e a muita diversão eh claro!!!
Uma cultura incrivelmente diferente da nossa...q realmente não sonhava q existia...
Apesar de estarmos mt bem instalados, sentimos alem da saudade da família e amigos, sentimos saudades de coisas q ai, a gente não da o devido valor, como ex.:
A saudade de comer um XIS, de tomar uma Coca Cola Light... aqui so tem Pepsi, Seven Up, Mirinda, Mecca-cola, e Coca-cola normal nos hotéis ou melhores mercadinhos...
A saudade de ir no Bourbon...e eu q não gosto de super!
E inacreditavelmente, a saudade de comer alface! Eu sei, vão rir mt, mas q vou fazer?!
Mãezinha...vai plantando ai na tua horta umas alfaces americanas p mim....hehe

E a maior saudade, da comida da minha Maeeeeeeeeeeeeeeeee! Sem pimenta eh claro...hehehehe

AHHHHHHHHH!!! E p/ tds os parentes e amigos um alerta:
- Q NINGUEM, VENHA NOS OFERECER MASSA NEM FRANGO, qndo voltarmos, POIS ESTAMOS FARTOS DISSO....hahahahahahahahahhaha
Acho q ate vamos criar asas, e voltar voando p Br de tanto q comemos frango!!!!hehehe

A saudade de dirigir... o Edson ta se cocando... mas matou a saudade dirigindo mobilete esses dias... mas sabem q eh bem complicado andar no sentido contrario...a gente fica meio tonto, e a tendência eh ir p outro lado....

Enfim, A Índia pode ser o que você quiser que ela seja. Isso depende muito de quem e como está vivendo nela!

Muuuuuuuuuitas saudades do nosso Brasilzaooooo e de tds vcs ai eh claro!!!
Mil bjkas e ate breve!
 
posted by Liz & Edson at 10:16 PM |


1 Comments:


At 4:43 AM, Blogger Nanael Soubaim

Tantas necessidades e eles gastando bilhões com ogivas nucleares!
O problema social indiano se originou de um equívoco na interpretação do preceito da reencarnação, pela qual cada um renasce onde e como merece, só o que o alto clero não conta é que nada impede uma pessoa de evoluir e melhorar de vida... tal qual no cristianismo. Essa história de castas se originou dessa malandragem. O machismo, aliás, é uma ferramenta em prol dessa situação, já que a mulher é a responsável pelas mudanças (que o clero rechaça) e pela educação dos filhos.
Quanto aos europeus... Esquece, preocupe-se com o que fará diferença apra melhor em tua vida, como já dizem os vedas.
Um abraço Nizento, cara neófita.