Wednesday, February 28, 2007
O incomparável aroma da Índia, não consiste só na fragrância do jasmim, das rosas ou do sândalo. É também, o aroma das especiarias, que são tão importantes na culinária local.

A variedade da comida indiana é tão grande quanto a diversidade de seus cultos religiosos.
Assim, em cada região, dependendo da predominância de uma religião, determina a sua alimentação.
Nas áreas que predominam os hindus, é natural que o vegetarianismo seja adotado; e quando ha uma maior influência de muçulmanos a utilização é quase exclusiva de carne de vaca e cabra.

A culinária indiana é muito rica, cremosa e possui uma deliciosa mistura de especiarias.
A variedade de ervas e especiarias é tão imensa que possuem mais de 25 tipos de especiarias em pó para preparar seus pratos, que servem também como propriedades medicinais.
O caril, (gran masala), especiaria mais usada, imprime cores e sabores únicos aos pratos indianos, o mesmo acontecendo com a enorme variedade de cores e tipos de lentilhas e grãos usados. Entre os mais conhecidos estão: açafrão, grãos de mostarda, piri-piri, pimenta-de-Caiena, pimenta preta, canela, cardamomo (normalmente em sementes), gengibre, cominhos, cravos-da-índia, coentros, curcuma, etc.

Devido à extensão territorial da Índia, existe uma enorme diversidade regional em termos culinários.
Ao Norte, pratos de carnes e as tortas, como os Puris(Eu Amooo!), os Chapatis(Também Amooo!) e o Nan. Na costa Oeste, há uma grande variedade de peixes e mariscos.
Na região Sul , a base da alimentação é o arroz, grãos e alguns vegetais.
A culinária de Tamil Nadu (estado que estamos) é particularmente conhecida em toda Índia, por ser bastante apimentada e condimentada (Para nossa alegria, viemos parar no estado mais apimentado é claro!!!!!) e também conhecida pela variedade de pratos de Frangos, Peixes e Carneiro.
O coco é também um dos mais importantes ingredientes da cozinha no sul da Índia.
Também utilizam o óleo do coco, para lubrificar os cabelos...ate já me deram um potinho para aplicar nos meus cabelos devido a aparência seca em que se encontra...mas aquela meleca não me agradou, pois alem de ser oleoso, tem um odor bem enjoativo... hehe

A variedade de pratos de carne são igualmente excelentes; quando não estão exageradamente apimentados!!!
O Rogan Josh ( cordeiro ao curry ), o Gushtaba ( almôndegas com especiarias ao molho de iorgute ) e o famoso Biryani-foto abaixo ( parecido com um Arroz Carreteiro, porem Apimentadissimooooo!), este podendo variar de carne, podendo ser de frango, carneiro, legumes e ate frutos do mar.
Também o popular Tanduri ( frango, carne ou peixe temperados com ervas aromáticas e assados em forno de barro ) e os Kababs.

Entre os principais doces são encontrados pudins feitos com leites, torytas e crepes. Em toda a Índia, pode-se saborear o Kulfi ( um sorvete típico indiano ), Rasgullas ( bolas de creme de queijo com sabor de água de rosas ), Gulan Jamuns-foto abaixo ( farinha e leite com xarope doce ) e Jalebi ( lentilhas fritas, banhadas em caramelo ).

Há também uma grande variedade de petiscos “irresistíveis” em cada esquina, como os Samosas(pasteis), frituras, Dosa e Vada; numa variedade de cores e formatos. Mas não indico a ninguém... Pois a falta de higiene nesses lugares é aterrorizante.

As frutas tropicais são facilmente encontradas, entre elas: melancias, mangas, goiabas, bananas, mamão, e côco.

O chá é a bebida favorita dos indianos, e suas variedades são famosas em todo o mundo. Geralmente, são preparados com leite e gengibre.
O café é muito popular no sul. Existem bebidas refrescantes como o Nimbu Pani ( refresco de limão ), o Lassi ( creme de leite mesclado ) e a água de coco, bebida diretamente na fruta.

Resumindo; nessa farta variedade de opções gastronômicas, aliada ao perfume, aos coloridos e atrativos pratos, e também a minha curiosidade, é claro! Em 8 meses que aqui estou, engordei 7kgs!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Assim sendo, não tenho credito algum, para dizer que esta culinária não é Maravilhosa!!! hehehehe
...minha única preocupação, é, se ficarmos alem de Julho, onde é que euzinha vou parar??????!!!!

Ahhh!!! E só para relembrá-los, é de costume indiano comer coma as mãos; mas lembre-se, que é somente com a mão direita!!!!!!!!!!!!!
Porque a esquerda, limpa a bunda! hehe

Bjkas

Chapati, que é servido com algum tipo de molho

Frango "65"
Famoso Biriyani (apimentado!!so o cheiro ja arde!!
Frango na ManteigaGulan Jamuns (sobremesa)
Tipico prato Indiano - mas tem um "intruso" garfo ali...
 
posted by Liz & Edson at 4:12 AM |


2 Comments:


At 2:48 PM, Blogger Ester Beatriz

Caramba, que delícia!!!!! Sou doida pra provar chapati...não é uma espécie de pão feito igual panqueca na frigideira? Eu vi num programa culinário...
Um barato tudo isso Liz...agora essa história de comer com a mão direita porque com a esquerda limpa a bunda é verdade????? AHAUAHAUAHAUAHAU
Gente do céu...como as culturas são diferentes!!!
Bjão linda!!

 

At 4:57 AM, Blogger Silvio Vasconcellos

Por curiosidade, ainda vai... mas prefiro o feijão, arroz, bife e salada...