Saturday, September 15, 2007

O hinduísmo é uma das grandes religiões do mundo, agrupando quase que um bilhão de fiéis. É, também, das mais curiosas, pois venera várias entidades míticas ou deuses. Brahma, Vishnu, Shiva, Saraswati, Lakshmi, Parvati, Venkateshwara, Satyanarayana, Rama, Krishna, Kartikeya, Ganesh, Hanuman, Gauri, Gayatri: 15 são os deuses hindus.

Ganesh

Corpo de homem e cabeça de elefante, sábio, ponderado, ajuda as pessoas a superarem suas dificuldades. É considerado o grande removedor de obstáculos, tanto materiais como espirituais, e protetor dos negócios. Sua cabeça representa a inteligência, e a cobra em volta do seu pescoço, a energia cósmica.

É um dos mais cultuados e queridos deuses da Índia. Fonte de inspiração para os escritores, é o autor do poema épico "Mahabharata **", que relata a formação e a história do mundo e da Índia.

Cedo, perdeu sua cabeça humana ao enfrentar Shiva, é que Shiva havia se retirado para meditar por um longo tempo e ao voltar para casa, foi impedido de entrar por Ganesha. Furioso, o deus cortou-lhe a cabeça, sem imaginar que ele era seu proprio filho. Parvati ficou desolada e Shiva consolou-a, prometendo-lhe que substituiria a cabeça do menino com a da primeira criatura viva que encontrasse... Foi um elefante.

De acordo com a mitologia hindu, é o Deus – elefante, filho primogênito de SHIVA: o supremo dos deuses e da mãe Parvati; a Deusa da natureza.

Conhecido como Deus dos comerciantes, da prosperidade, da prudência, da política e da sagacidade.
É retratado com no mínimo, quatro braços, sentado em um trono de lótus ou dançando. A tromba de Ganesh geralmente mostra-se voltada para a esquerda, talvez porque em sua mão esquerda costume levar um prato com balas, doces, manteiga e açúcar. Ganesh é um típico guloso, daí vem sua gordura.
Em seus diversos braços ele carrega um machado, que corta todo mal.
Seu veiculo é um rato, que simboliza a igualdade do maior e do menor perante os olhos de Deus.
Conta a lenda, que um demônio ao ser atacado por Ganesh se assustou, transformando-se em um rato. Esse foi obrigado a servir-lhe como veículo para sempre. Tornando-se seu secretário mais próximo, sendo que todos os pedidos devem ser primeiramente dirigidos a ele, que por sua vez leva ao mestre.
Dizem que uma pessoa que reza para GANESH, nunca encontra obstáculos na vida que não possa superar.

Ganesh está relacionado a qualidades como prudência, diplomacia, sagacidade e firmeza.
É conhecido como o removedor de obstáculos. Por ser sábio, responsável e conhecedor das escrituras, Ganesh é invocado antes de cada empreitada para garantir sucesso (negócios, emprego, casamento, exames, etc.).

É o Deus mais venerado na Índia e se encontra em todos os lares. É colocado na entrada da casa para que deixe passar somente energias positivas expulsando as energias negativas. Esta sempre acompanhada pela deusa Lakshimi.
 
posted by Liz & Edson at 11:27 AM |


0 Comments: